CONHEÇA O NEP

DICAS E ORIENTAÇÕES DE SAÚDE

ORELHA

- Apesar de ser uma prática bastante difundida, a utilização do cotonete para limpeza dos ouvidos não deve ser realizada, pois acaba empurrando a cera para dentro do conduto auditivo, o que pode levar a perda da audição e dor. Para limpeza adequada dos ouvidos utilize apenas a ponta da toalha logo após o banho e nunca introduza objetos pontiagudos (chaves, grampos de cabelo) nas orelhas. Esses objetos podem causar também pequenos ferimentos no conduto auditivo externo, infecções ou até rompimento da membrana do tímpano.  Não os utilize nem mesmo para coçar o conduto auditivo.

- Um cuidado muito importante é em relação ao som. Evite ficar próximo de fontes de som alto, por exemplo, trios elétricos, sirenes, queima de fogos, caixas de som em shows, pois podem causar perdas auditivas irreversíveis.

- Evite o uso de fones de ouvido, porque podem desenvolver perdas auditivas ou piorar alguma doença já existente.

- Caso esteja em contanto freqüente a ruídos intensos, realize periodicamente o exame de audiometria (exame que mede a capacidade auditiva) e se possível utilize protetores auriculares.

- Dor de ouvido é uma queixa muito comum no inverno. Nesses casos a primeira coisa a se fazer é a utilização de compressas quentes. Caso o sintoma persista, procure um médico para avaliação mais detalhada.

- Não usar soluções e nem remédios caseiros na orelha, por exemplo, óleos, cera de vela ou qualquer outra substância.

- Não fazer lavagens na orelha sem a indicação e orientação médica.

- Caso haja infecção ou perfuração do tímpano, não molhar a orelha em hipótese alguma.

- Redobrar o cuidado com as crianças, em se tratando de objetos pequenos, peças de brinquedos, entre outros, pois elas facilmente os colocam na orelha, nariz ou boca.

- Fique atento e repare se você tem a oclusão (fechamento) imperfeito das arcadas dentárias, porque isso pode provocar dores na orelha e até problemas na articulação tempo-mandibular  (ATM).

- Evite pingar medicamentos sem orientação do seu médico.

- Ao primeiro sinal de dificuldade auditiva, dor ou incômodo, procure seu médico de confiança.

- O barulho no ouvido, também chamado de zumbido, é uma das queixas mais comuns, principalmente em idosos. E pode ser um indicativo de perda da audição. Na ocorrência desse sintoma procure um médico para avaliação especializada.

AUDIÇÃO DA CRIANÇA (DICAS PARA OS PAIS)

- Converse com o seu filho ainda que ele seja um bebê, isso o estimulará a usar os lábios e a língua;

- Cumprimente-o sempre que o vir e chame-o sempre pelo nome;

- Cante para ele dormir;

- Quando estiver dando banho, trocando as fraldas ou alimentando-o sempre diga o que está fazendo;

- Leia e conte história para ele, estimula a inteligência e a criatividade.  Mostre a ele as ilustrações do livro infantil que está lendo ou utilize pequenos fantoches.

- Atraso no desenvolvimento da linguagem, desatenção e mau desempenho escolar podem ser indicativos de problemas auditivos.

LABIRINTOPATIAS

Caso você conviva alguma das Labirintopatias, procure um médico Otorrinolaringologista e junto com o tratamento indicado siga as orientações a seguir:

- Diminua a ingestão de alimentos que contenham cafeína (café, refrigerantes com cola, chá mate, chá preto e chocolate), guaraná, condimentos e enlatados.

- Evite jejum prolongado (mais de 3 horas sem comer).

- Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

- Evite frituras e gorduras, sal e açúcar em excesso, bebidas alcoólicas e cigarro.

- Evite o sedentarismo, peça ao seu médico orientações sobre quais são os exercícios físicos indicados para você.

- E principalmente não tome medicamentos sem orientação médica.

PRÓTESE AUDITIVA

- Examine se a marca que está sendo vendida é confiável e se o produto é registrado no Ministério da Saúde.

- Analise se a empresa onde está comprando a prótese é de confiança, porque muitos prejuízos decorrem da falta de idoneidade da empresa. É bastante importante prestar atenção nesse detalhe, pois isso assegurará que caso a prótese tenha algum defeito você terá a assistência técnica devida.

- Peça informações sobre a garantia da prótese, quais são os itens cobertos por ela, tempo de garantia, etc. Sempre leia o certificado de garantia.
- Nunca deixe sua prótese entrar em contato com a água, suor ou qualquer tipo de umidade e lembre-se de tirá-la para tomar banho, ir à piscina, mar, etc.

- Sempre tome muito cuidado para que a prótese não caia no chão.

- Não se deve deixá-las exposta ao sol ou temperaturas altas.

- Lembre-se sempre de tirar a prótese para dormir. Desligue-a e retire as pilhas para evitar desgastes.

- Limpe diariamente a sua prótese com lenço de papel ou pano seco. Nunca use álcool ou outros produtos de limpeza.

- Observe a maneira como você escuta usando a prótese em diferentes situações: em casa, assistindo televisão, na igreja, na escola, etc. Lembre-se que essas informações serão muito importantes para que a aparelho auditivo seja regulado da maneira que mais o ajude.

- Quando não estiver usando a prótese, guarde-a na caixinha e deixe fora do alcance de crianças e animais domésticos,

- Leve a sua prótese onde você a comprou uma vez ao ano para uma revisão geral e limpeza.

- Em caso de dúvida, entre em contato com o médico que indicou a prótese e siga as instruções que ele recomendar.

GARGANTA

- Falar sem gritar e sem esforço.

- Evitar pigarrear e tossir com força.

- Articular bem as palavras

- Evite alimentos muito gelados ou quentes.

- Evite falar durante a prática de esportes físicos.

- Não sussurrar.

- Evite roupas justas na cintura e pescoço.

- Evite conversar em ambientes ruidosos (para poupar a voz).

- Beber 2 litros de água por dia

- As queixas de voz são: rouquidão, cansaço vocal e dor ao falar. Elas podem ocorrer tanto em adultos e crianças quanto em profissionais da voz (professores, telemarketing, cantores). Para esclarecer o diagnóstico pode dever ser feita uma avaliação especializada, que pode incluir exames.

- Toda e qualquer queixa de garganta e/ou voz (como dor, cansaço vocal ou rouquidão) com duração de mais de 15 dias deve ser avaliado por um otorrinolaringologista.

NARIZ

- O nariz trancado pode significar aumento de adenóide, rinite alérgica, desvio de septo nasal ou alguma outra alteração. O não tratamento dessa obstrução nasal pode levar a distúrbios do sono, como ronco e apnéia, deformidades de arcada dentária ou nos casos mais graves deformidades torácicas e aumento do tamanho do coração. Na grande maioria casos o tratamento clínico ou cirúrgico pode resolver o problema. 

- Criança pequena com nariz trancado e secreção nasal com cheiro ruim em um dos lados do nariz podem apresentar algum objeto ou grão preso que  atrapalha a respiração e pode causar infecções.

RINITE ALÉRGICA

- A começar pelos bebês, o aleitamento materno é muito importante para proteger o organismo da criança, dado que na sua composição encontra-se uma grande taxa de anticorpos.

- Colchão e travesseiros devem ser de espuma inteiriça e encapada com material impermeável, para impedir que os ácaros tenham contato com o nariz e conseqüentemente com o aparelho respiratório do alérgico. É indicado trocar as capas a cada 3 semanas, já que a descamação da pele que fica armazenada no colchão e travesseiros é o que alimenta os ácaros (inseto que provoca alergia).

- Evite mofo e umidade em toda a casa.
* Troque uma vez por semana as roupas de cama e se possível lave-as a temperaturas superiores a 55° C. Evite o uso de produtos que amaciam ou que facilitam passar as roupas.

- Dê preferência ao uso de edredons.

- Evite o uso de vassouras ou espanadores de pó, limpe o quarto e a casa com pano úmido, diariamente, de preferência sem nenhum outro produto misturado à água.

- Retire do quarto todos os objetos que possam acumular poeira como livros, revistas, bichinhos de pelúcia, etc.

- Dê preferência ao uso de assoalhos de madeiras ou piso de cerâmica, no lugar de carpetes ou tapetes, pois estes são importantes reservatórios de ácaros e também evite o uso de cortinas de tecido, prefira as persianas.

- Perfumes, inseticidas, ceras, desodorantes, tintas ou qualquer outro produto que apresente cheiro muito forte devem ser evitados.

- Evite o uso de vaporizadores, ar-condicionado ou aparelhos que umidifiquem o ar.

- Evite animais na residência. Caso não seja possível, esses devem ser banhados no mínimo uma vez por semana e não devem, de maneira alguma, permanecer no quarto de dormir. Os animais de estimação mais indicados para as crianças alérgicas são peixes e tartarugas.

- Fumo deve ser evitado, tanto por parte do alérgico, como de seus familiares, principalmente dentro de casa.

- Existem diversas formas de tratamento para a Rinite, o mais indicado é procurar um médico otorrinolaringologista, que definirá qual será o melhor tratamento de acordo com cada caso.

RINOSSINUSITE

- É indicada a ingestão de muito líquido diariamente – pelo menos 2 litros de água – pois facilita a eliminação das secreções acumuladas nos seios da face.

- Evitar lugares refrigerados, esses aparelhos tornam o ar mais seco o que favorece o ressecamento da mucosa nasal dificultando a eliminação das secreções.

- Tratar as alergias também pode ajudar a evitar o desenvolvimento da Rinossinusite.