CONHEÇA O NEP
NESTA SEÇÃO

PRINCIPAIS CIRURGIAS

Principais cirurgias realizadas no Hospital IPO e qual a finalidade de cada uma delas.

É importante lembrar que as cirurgias são realizadas somente em último caso. Sempre depois que todos os tratamentos possíveis foram realizados, mas por não alcançarem o sucesso esperado, só então o procedimento cirúrgico é indicado para que a cura seja alcançada ou pelo menos uma considerável melhora na qualidade de vida da pessoa.

Adenoamigdalectomia
Cirurgia realizada para retirada da adenóide e das amígdalas palatinas.

Adenoidectomia
Cirurgia realizada para a retirada da adenóide.

Amigdalectomia
Essa cirurgia é realizada no tratamento da amigdalite de repetição, nela as amígdalas são retiradas.

Cirurgia endoscópia nasosinual

Estapedectomia
É realizada no tratamento da Otosclerose que provoca a fixação (endurecimento) do estribo (osso localizado na orelha média). Durante a cirurgia é feita a substituição do estribo prejudicado por uma prótese com formato aproximado.

Implante Coclear
Trata-se de uma cirurgia onde é implantado um eletrodo, um "chip" próximo ao nervo auditivo, para recuperação da audição em casos de surdez total bilateral. A principal indicação é para crianças que tenham nascido com surdez total ou adultos que tenham tido perda recente da audição. Todos os casos de surdez são avaliados através de exames audiológicos e de avaliação fonoaudiológica, para se decidir sobre a indicação do implante.

Microcirurgia de Laringe
Cirurgia realizada para retirar os pólipos, nódulos (calos) nas cordas vocais.

Polipectomia
Cirurgia realizada para retirar os pólipos nasais.

Redução de fratura nasal
Este procedimento cirúrgico é indicado para correção de problemas estéticos e funcionais desencadeados por uma fratura nasal.

Septoplastia
Consiste no alinhamento e/ou centralização do septo nasal através da ressecção (retirada) da cartilagem e osso desalinhados ou em excesso.

Timpanomastóidectomia
Essa cirurgia é realizada para tratamento do Colesteatoma impedido seu crescimento.

Timpanoplastia
Essa cirurgia é realizada para reconstruir a membrana timpânica perfurada. Essa perfuração acontece principalmente quando a pessoa apresenta Otite média repetidas vezes e porque algumas das infecções não foram tratadas corretamente.

Timpanotomia (para colocação de tubo de ventilação)
É realizada quando a pessoa apresenta Otite média serosa, que provoca o acúmulo de secreção dentro da orelha média. A cirurgia consiste na colocação de um tubo de ventilação (uma prótese em formato de tubo que liga a orelha média à externa) permitindo o equilíbrio das pressões dentro e fora da orelha média. Essa cirurgia é realizada principalmente em crianças, por apresentarem Otites médias freqüentes.

Turbinectomia
Reduz o volume excessivo dos cornetos nasais.

Úvulopalatofaringoplastia
Cirurgia realizada para tratamento de roncos e apnéia do sono (curtas paradas respiratórias).